Justiça e Cultura

Raimundo Bezerra Falcão é um dos agraciados com a Medalha Patativa do Assaré, do TRE-CE

Por Paulla Pinheiro - Em 13/05/2025 às 12:36 PM

Entrega Da Medalha Do Mérito Artístico E Cultural Patativa Do Assaré, Do Tre Ce

Entrega Da Medalha Do Mérito Artístico E Cultural Patativa Do Assaré, do TRE-CE

Com trajetória marcada pela defesa do Direito, da democracia e da justiça social, o advogado e professor Raimundo Bezerra Falcão é um dos nomes homenageados na primeira edição da Medalha do Mérito Artístico e Cultural Patativa do Assaré, comenda instituída pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. A cerimônia de entrega aconteceu na manhã desta terça-feira (13), no auditório do TRE-CE, em Fortaleza, reunindo personalidades que contribuíram significativamente para o patrimônio cultural e institucional do Estado.

Livre-docente e mestre em Filosofia do Direito pela UFC, professor aposentado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará na graduação e pós-graduação nas disciplinas de Filosofia do Direito, Hermenêutica Jurídica e Direito Econômico, ex-presidente da OAB-CE, ex-superintendente jurídico do Banco do Nordeste, Falcão é autor de obras de referência como Hermenêutica Jurídica.

Durante a solenidade, Raimundo Bezerra Falcão destacou a importância do compromisso com a democracia e com os valores populares. Em seu discurso, citou Catão — “antes a lei, nunca os arrepios dos governos” — e defendeu o papel da Justiça Eleitoral como guardiã da vontade popular, “em todas as suas camadas sociais, das mais elevadas às mais desprovidas”.

A lista de homenageados inclui ainda a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto; o cantor e compositor Belchior (in memoriam); o cantor e compositor Fagner; o cineasta Rosemberg Cariry; o cantor e compositor Luiz Fidelis; o gestor cultural Alemberg Quindins; o artesão Espedito Seleiro; a professora Gina Vidal Marcílio Pompeu; a secretária de Cultura do Ceará, Luísa Cela; o ex-presidente da FIEC, Fernando Cirino Gurgel; o empresário Ivan Rodrigues Bezerra; e o jornalista e escritor Lira Neto.

A honraria, que leva o nome do poeta Patativa do Assaré, foi criada pela Resolução TRE-CE nº 1.057/2025, com o propósito de valorizar a cultura como elo entre justiça, memória e cidadania.

Confira alguns registros da cerimônia.

Mais notícias

Ver tudo de Notas